AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo que visa entender o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Este tipo de avaliação é importante para identificar dificuldades de aprendizagem, transtornos do desenvolvimento, problemas de atenção, TDAH, TEA (autismo), entre outros.
A primeira sessão (anamnese) será realizada com os pais ou um dos responsáveis, depois as sessões serão com a criança, na qual são aplicados testes padronizados (como o WISC-IV) e observações clínicas, para avaliar áreas como: atenção, memória, linguagem, habilidades motoras e funções executivas.
Ao final da avaliação será entregue o laudo completo com todos os resultados das áreas avaliadas e a conclusão de hipóteses diagnósticas.
O objetivo é obter um perfil detalhado das capacidades e dificuldades da criança, o que pode ajudar na elaboração de intervenções e estratégias de apoio adequadas.

PSICOTERAPIA INFANTIL
A psicoterapia infantil tem como objetivo trabalhar as dificuldades emocionais e comportamentais da criança. Esse processo consiste:
1. Sessão de Anamnese: A primeira sessão é realizada com os pais ou um responsável, para levantamento das informações necessárias sobre a queixa inicial, dados importantes sobre a criança, seu desenvolvimento, comportamento, dinâmica familiar, escolar e social.
2. Uso de Atividades Lúdicas: A terapia com crianças frequentemente incorpora jogos, histórias e atividades artísticas para tornar o processo mais acessível e envolvente. Isso ajuda as crianças a se expressarem e a se sentirem mais confortáveis durante as sessões.
3. Desenvolvimento de Habilidades de Enfrentamento: A TCC ensina habilidades práticas que as crianças podem usar para lidar com situações desafiadoras. Isso pode incluir técnicas de relaxamento, resolução de problemas e estratégias para enfrentar medos.
4. Estratégias de Exposição: Para crianças que enfrentam fobias ou ansiedade, a TCC pode incluir a exposição gradual a situações temidas, ajudando-as a enfrentar e superar seus medos de maneira controlada e segura.
5. Participação dos Pais: A participação dos pais é uma parte importante da terapia. A terapeuta pode ajudá-los a entender as dificuldades da criança e a implementar estratégias em casa que reforcem o que está sendo aprendido na terapia.

PSICOPEDAGOGIA
A psicopedagogia é uma área que avalia os problemas de aprendizagem (da criança, adolescente ou adulto) e os aspectos emocionais que interferem neste processo. A psicopedagoga irá atuar na identificação de dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento de estratégias que ajudem o indivíduo a superar esses desafios. O acompanhamento psicopedagógico inclui:
1. Avaliação: Identificação das dificuldades de aprendizagem, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
2. Intervenção: Desenvolvimento de estratégias personalizadas para facilitar o aprendizado, que podem incluir técnicas de estudo, organização e gestão do tempo.
3. Orientação: Apoio a pais e educadores sobre como lidar com as dificuldades da criança ou do adolescente, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficaz.
4. Acompanhamento contínuo: Monitoramento do progresso do aluno, ajustando as intervenções conforme necessário para garantir que ele esteja avançando em seu aprendizado.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Quando chega o momento em que devemos decidir por uma carreira profissional, começam a surgir as dúvidas, preocupações, inseguranças e incertezas quanto a melhor escolha dentre tantas opções.
A orientação profissional é um processo que ajudará o indivíduo a entender suas habilidades, interesses e competências; para direcioná-lo ao melhor caminho e de como ingressar no mercado de trabalho. Neste processo serão realizadas sessões de autoconhecimento e aplicação de testes para análise do perfil profissional.
O objetivo é fornecer informações sobre diferentes profissões, o mercado de trabalho e as oportunidades de formação, ajudando a pessoa a escolher um caminho que se alinhe com suas metas e aspirações.
É uma ferramenta valiosa também para quem está em fase de transição de carreira ou buscando seu primeiro emprego.
