Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação

A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, identificando as áreas preservadas e as que estão comprometidas.

Através de instrumentos padronizados e validados, o neuropsicólogo avalia o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.

A partir dessas informações é norteado o trabalho de reabilitação neuropsicológica específica para cada pessoa.

Avaliação 

Psicopedagógica

Avaliação de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades escolares como:

  • Não aprender a ler e escrever;

  • Trocar letras e palavras;

  • Dificuldade em realizar cálculos matemáticos;

  • Dificuldade na leitura e escrita (erros de ortografia, trocar, omitir, acrescentar ou inverter letras);

  • Dificuldades na fala;

  • Dificuldade de compreensão;

Na avaliação psicopedagógica é possível identificar os tipos de dificuldades de aprendizagem e suas causas.

 

Psicoterapia de Adulto

Existem momentos na vida em que passamos por situações difíceis como separações, perdas, mudança de emprego, dificuldades nos relacionamentos... gerando sentimentos de abandono, tristeza, angústia, ansiedade e depressão. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional, social, afetiva e familiar.

Psicoterapia para Idosos

Muitos idosos sentem-se sozinhos e isolados nesta fase da vida, sendo muito comum surgirem sentimentos de depressão e ansiedade.

Geralmente os filhos já saíram de casa, os netos cresceram, o convívio social diminui, as limitações físicas começam a dificultar sua rotina, há perdas e separações.

A psicoterapia é um espaço de acolhimento, escuta, apoio e fortalecimento. Busca ajudar o idoso a melhorar sua autoestima, sua independência, sociabilização e mais qualidade de vida.

 

Psicoterapia para Adolescentes

A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta.

Esta fase envolve o desenvolvimento físico, mental, emocional e social. O adolescente tem que lidar com todas estas mudanças.

A psicoterapia proporciona um espaço onde ele pode falar sobre suas questões, ajudando-o a lidar com todas as transformações, autoestima, inseguranças, dúvidas e decisões.

Orientação Vocacional

Quando chega o momento em que devemos decidir por uma carreira profissional, começam a surgir as dúvidas, preocupações, inseguranças e incertezas quanto a melhor escolha dentre tantas opções.

A orientação vocacional tem como objetivo descobrir as habilidades e competências pessoais para direcioná-lo ao melhor caminho profissional e de como ingressar no mercado de trabalho.

 

Esta é uma outra modalidade de atendimento, geralmente bastante procurada por pessoas que estão morando fora do país ou que possuem alguma dificuldade em estar presente no consultório.

"Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas é possível começar de novo e fazer um novo fim."

 

-Chico Xavier

Desenvolvido pela ASM